O que são as estações?
Uma estação solarimétrica é constituída por uma serie de equipamentos capacitados a reunir dados relacionados à radiação solar e outros parâmetros meteorológicos e clima. Ao reunir esses dados, a estação é capaz de fornecer informações relevantes para a construção de sistemas fotovoltaicos.
Imagem 1: Usina Fotovoltaica

Como funciona e como é constituída?
As estações devem seguir um padrão estabelecido pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) do Governo Federal. Todos os dados coletados são colocados em simulação para determinar locais adequados de instalação de uma futura usina fotovoltaica.
Imagem 2: Estação Solarimétrica

Anemômetro: É um sensor que mede a velocidade do vento.
Piranômetro: Mede a irradiância solar.
Termômetro: Sensor que mede a temperatura do ar.
Painel Solar de Alimentação: Fornece a energia para a operação do sistema.
Esses componentes atuam em conjunto, possuindo o painel solar como fonte de energia. O termômetro desempenha papel fundamental, pois, temperaturas muito altas prejudicam a eficiência energética de uma possível usina, assim como o anemômetro, que ao identificar ventos em excesso mostra que é uma possível área que causa resfriamento nas placas. O piranômetro ao medir a irradiância solar, mostra se o local tem uma boa incidência e capacidade de gerar energia.
Conclusão:
A estação solarimétrica desempenha papel fundamental na construção e planejamento de usinas fotovoltaicas, em decorrência da sua capacidade de avaliação do clima, da irradiância e dados meteorológicos, além de ser um sistema que utiliza energia solar para seu funcionamento, portanto autossustentável.
Referências:
https://sigmasensors.com.br/estacao-solarimetrica
https://canalsolar.com.br/o-que-e-uma-estacao-solarimetrica-padrao-epe
https://www.fotovoltec.com.br/images/materia_arquivos/Fotovoltec.EstacaoSolarimetrica.pdf
Sobre o Autor