Considerando a crescente integração de recursos distribuídos à rede de distribuição de baixa tensão, faz-se necessário que práticas de planejamento e operação desses sistemas sejam reavaliadas visando garantir a manutenção dos índices de qualidade de energia elétrica. Nesse sentido, este projeto de iniciação científica tem por interesse avaliar cenários com alta penetração de sistemas fotovoltaicos e aplicar nos seus inversores o método de controle do despacho de potência ativa conhecido como volt-watt com o objetivo de reduzir as perdas técnicas do sistema. Para isso, serão utilizadas redes reais obtidas no BDGD (Base de Dados Geográfica da Distribuidora) da Bahia e simuladas através do Software OpenDSS em conjunto com a linguagem de programação Python.
Membros:
A presença da Geração Distruída é cada vez mais uma realidade nos sistemas de distribuição, no entanto, a existência de fluxo reverso de potência pode acarretar um aumento indesejado das perdas técnicas. O uso de Acumuladores de Energia em conjunto com a GD permite o controle do despacho da potência e, consequentemente, a redução das perdas técnicas. Esse trabalho propõe utilizar o software OpenDSS para analisar as melhores formas de localizar e controlar o despacho de potência dos Acumuladores de Energia verificando seus impactos sobre o sistema.
Membros:
Projeto com o objetivo de desenvolver um emulador de painéis fotovoltaicos, utilizando um conversor estático de corrente contínua buck-boost a quatro chaves. Tal conversor permitiria emular diferentes painéis e de potências distintas com irradiação e temperatura ambiente programáveis, permitindo o teste de vários pontos de operação no ambiente laboratorial, independente das condições climáticas.
Membros:
O trabalho vem da necessidade de implementação da técnica de inércia sintética nos parques eólicos em operação em todo o mundo. Resolver o problema de contribuição de inércia dos aerogeradores ao SEP melhora a qualidade da energia elétrica, a estabilidade da rede e das máquinas rotativas, os ajustes da proteção dos sistemas e a geração desta fonte de energia elétrica como um todo.
Membros:
Esse trabalho tem como objetivo geral avaliar e quantificar a capacidade de hospedagem de GD, baseada em sistemas fotovoltaicos, em um sistema de distribuição de BT, além de utilizar a Otimização por Enxame de Partículas (do inglês, Particle Swarm Optimization – PSO) com a
Membros:
Com o rápido crescimento mundial na utilização da energia eólica, os esquemas de proteção envolvendo aerogeradores ganham cada vez mais relevância, no sentido de mitigar seletivamente os impactos das falhas elétricas e assim garantir maiores estabilidade e confiabilidade aos Sistemas Elétricos de Potência (SEP). Contudo, não há estudos abrangentes acerca de esquemas de proteção para a topologia DFIG (Doubly-Fed Induction Generator), que consiste na mais utilizada no mercado de energia eólica, sobretudo para a proteção contra faltas internas. Dentre essas faltas, estão incluídas as chamadas faltas entre espiras, que representam uma das maiores causas de danos mecânicos severos.
Assim, este projeto busca desenvolver e avaliar esquemas de proteção diferencial para a topologia DFIG que sejam capazes de atuar seletivamente para faltas internas ao aerogerador, utilizando para isso o software Matlab e seu ambiente Simulink.
Membros:
Este projeto consiste na concepção e construção de um protótipo de um inversor monofásico de baixa potência controlado por meio de um Processador de Digital de Sinais (DSP) para aplicações em sistemas fotovoltaicos conectados à rede, englobando as seguintes etapas: dimensionamento dos componentes e circuitos de acionamentos, projetos dos controladores, design da placa de circuito impresso e programação do DSP. Paralelamente, uma apostila didática descrevendo a metodologia de construção e controle do inversor será também confeccionada.
Membros: